A Activision Blizzard recentemente enfrentou uma situação controversa relacionada ao jogo Diablo Immortal. A empresa foi condenada e multada pela PEGI (empresa de classificação de conteúdo na Europa) por não divulgar corretamente a presença de loot boxes em um dos pacotes do jogo. A multa aplicada foi de apenas 5 mil euros (aproximadamente R$ 25 mil), o que gerou piadas na internet devido ao seu valor baixo em comparação com o tamanho da empresa.
O caso chamou atenção por se tratar de uma das maiores desenvolvedoras de jogos do mercado, que está envolvida em uma das maiores aquisições recentes. A multa recebida foi considerada insignificante em comparação com o valor de mercado da empresa. Alguns jogadores até mesmo afirmaram ter gasto mais do que esse valor dentro do próprio jogo.
Embora a multa tenha sido motivo de brincadeiras, a situação provavelmente será esquecida em breve, pois o lançamento de Diablo IV está próximo. Diablo IV é um aguardado título da franquia e promete trazer grandes evoluções em relação aos seus antecessores, com uma história focada em Lilith. É importante destacar que os desenvolvedores anunciaram que a loja do jogo não oferecerá recursos pay-to-win, contendo apenas itens cosméticos para microtransações.
Apesar da multa irrisória, a atenção agora está voltada para o próximo capítulo da franquia Diablo, com os jogadores aguardando ansiosamente pelo lançamento de Diablo IV em 6 de junho.