A AMD anunciou a nova geração de sua tecnologia FidelityFX Super Resolution, o FSR 3, juntamente com o lançamento das GPUs RDNA 3. Embora poucos detalhes tenham sido revelados oficialmente, novas informações obtidas nos códigos disponíveis no GPUOpen, por meio do GitHub, revelam alguns recursos interessantes do FSR 3.
Uma das novidades é um recurso semelhante ao Frame Generator presente no NVIDIA DLSS 3, porém exclusivo para as GPUs da AMD. Enquanto o Frame Generator do DLSS 3 cria um único quadro, o FSR 3 será capaz de gerar até 4 quadros interpolados para cada frame real, de acordo com os códigos analisados.
Uma diferença notável é que o FSR 3 será integrado ao driver das GPUs Radeon, o que pode limitar sua execução em GPUs de concorrentes. Isso tornaria o FSR 3 verdadeiramente exclusivo para as GPUs da AMD. No entanto, é importante ressaltar que essa abordagem vai contra a natureza de código aberto da tecnologia, ao contrário do DLSS da NVIDIA. Será necessário aguardar uma confirmação oficial para entender melhor essa questão.
Durante uma apresentação anterior, a AMD mostrou uma demonstração do desempenho proporcionado pelo FSR 3. Uma placa de vídeo Radeon RX 7000 conseguiu aumentar a taxa de quadros de 60 FPS, utilizando o FSR 2, para mais de 110 FPS com o FSR 3. Isso representa um salto significativo em termos de desempenho e promete melhorar a experiência de jogo para os usuários.
Além disso, a nova geração do FidelityFX Super Resolution contará com o suporte à tecnologia chamada “Fluid Motion Frames”. Embora não tenham sido divulgados detalhes específicos sobre como essa tecnologia funcionará, o nome sugere semelhanças com recursos presentes no DLSS 3, como “Optical Flow Accelerators” e “Motion Vectors”, que são responsáveis por criar frames adicionais que não existem originalmente nos jogos.
A AMD também anunciou a tecnologia AMD HYPR-RX, que promete melhorar as taxas de quadros e reduzir a latência com apenas um clique. Um exemplo mostrado durante a apresentação foi o jogo Dying Light 2, que passou de 90 FPS e 30 ms para 166 FPS e 11 ms com a utilização do AMD HYPR-RX. Essa nova funcionalidade está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2023.
A Epic Games e a Ubisoft são dois estúdios que já confirmaram que trabalharão com o AMD FSR 3 em suas respectivas engines gráficas, a Unreal Engine 5 e a Snow Drop 2.0. Isso indica um suporte amplo para a nova tecnologia e sua integração em jogos futuros.
Embora o FSR 3 pareça promissor, é importante lembrar que o lançamento oficial e todos os detalhes técnicos ainda não foram divulgados pela AMD. Os entusiastas e jogadores aguardam com expectativa o anúncio oficial para obter mais informações sobre o desempenho, a compatibilidade e os benefícios oferecidos pelo FidelityFX Super Resolution 3.