O chefe do escritório do Pentágono responsável por assuntos de Objetos Voadores Não identificados (OVNIs) sugere a possibilidade de que naves-mãe alienígenas possam estar presentes em nosso sistema solar, enviando sondas menores para visitar os planetas. Essa teoria foi publicada na manhã de terça-feira (07) em uma anotação compartilhada feita em um relatório de pesquisa de Abraham Loeb, presidente do departamento de astronomia da Universidade de Harvard. A hipótese foi feita por Sean Kirkpatrick, diretor do Escritório de Resolução de Anomalias de Todos os Domínios (AARO) do Pentágono.
Kirkpatrick assumiu a chefia do AARO desde sua fundação em julho de 2022, e o escritório foi criado para estudar OVNIs próximos a instalações militares e que sejam de interesse. A possibilidade de uma nave-mãe interestelar liberando pequenas sondas em sua passagem próxima à Terra foi mencionada pelo cientista-chefe do Centro de Inteligência Espacial e de Mísseis da Agência de Inteligência de Defesa.
Em 2017, Loeb levantou a hipótese de que o sistema solar teria sido visitado por algo vindo de fora do nosso sistema, que foi detectado pelo telescópio PanSTARRS no Havaí, chamado de Oumuamua. Em sua pesquisa, Loeb sugere que o objeto seja uma das naves-mãe com sondas em nosso sistema planetário.
Com um design adequado, essas minúsculas sondas poderiam alcançar a Terra ou outros planetas do sistema solar para exploração, já que a nave-mãe passa dentro de uma fração da separação Terra-Sol, assim como ‘Oumuamua’ fez. A pesquisa foi intitulada “Physical Constraints on Unidentified Aerial Phenomena” (Restrições físicas em fenômenos aéreos não identificados) e surge um mês depois dos eventos de aparecimento de OVNIs sob o espaço aéreo de vários países.
Um grupo de senadores agora está pedindo maior financiamento para a AARO. Os legisladores alegam que o financiamento anterior não cobria mais do que as despesas básicas do escritório.