A Entertainment Software Association (ESA) anunciou hoje aos seus membros que a Electronic Entertainment Expo (E3) deste ano foi cancelada, cerca de um ano após o anúncio do seu retorno. O evento estava programado para acontecer de 13 a 16 de junho no Los Angeles Convention Center e seria o primeiro evento pessoal da E3 desde 2019.
Duas fontes confirmaram que a organização anunciou o cancelamento através de um e-mail enviado aos membros nesta quinta-feira (30). De acordo com o e-mail, embora a E3 “continue sendo um evento e uma marca amada”, a versão de 2023 “simplesmente não obteve o interesse sustentado necessário para executá-lo de uma maneira que mostrasse o tamanho, a força e o impacto de nossa indústria”.
A ESA reiterou seu compromisso com o trabalho de defesa no final do e-mail. Após a publicação original, a ReedPop, por meio de Kyle Marsden-Kish, vice-presidente global de jogos, emitiu uma declaração pública, afirmando que embora a decisão tenha sido difícil, foi feita para o bem da indústria e da E3.
A notícia vem depois de grandes nomes da indústria, como Xbox, Nintendo, PlayStation e Ubisoft, anunciarem que não participariam da E3 deste ano, com a maioria optando por realizar eventos digitais. O retorno da E3 para este ano foi anunciado em junho passado, juntamente com a confirmação de que a E3 2022 havia sido cancelada.