Após o sucesso de Player Unknown’s Battlegrounds (PUBG), os jogos do gênero battle royale ganharam enorme popularidade. No entanto, ao longo do tempo, o conceito central desses jogos tem se mostrado problemático. A estratégia mais eficiente e consistente é também a mais monótona: o “camping”. Essa abordagem defensiva é considerada a mais inteligente, mas compromete a ação e o dinamismo do gênero. Um jogador profissional de Apex Legends recentemente demonstrou esse dilema ao alcançar altas posições no ranking sem atirar em seus oponentes.
Apex Legends é conhecido por seu foco no modo competitivo, mas os desenvolvedores enfrentam uma encruzilhada ao atribuir pontos no sistema de classificação. Se eles se baseiam apenas na posição final do jogador, não há incentivo para lutar contra outros jogadores. Por outro lado, dar muita importância às eliminações prejudica os fundamentos do gênero. Essa falta de um equilíbrio adequado resulta em um impasse entre os desenvolvedores.
Para ilustrar essa questão, o jogador profissional Sweet, da equipe norte-americana NRG, decidiu adotar uma abordagem extremamente passiva. Ele começou a jogar partidas ranqueadas em Apex Legends sem atirar em seus inimigos. Sua estratégia consistia em se esconder e evitar confrontos diretos. Surpreendentemente, Sweet venceu 5 das 50 partidas disputadas e ficou entre os cinco primeiros colocados nas outras 45 partidas. Como resultado, ele alcançou a 152ª posição no ranking mundial de Apex Legends no PC. No entanto, vale ressaltar que sua classificação alta também foi influenciada por seu desempenho em temporadas anteriores.
Esses resultados ressaltam o desafio enfrentado pelos desenvolvedores de Apex Legends e de outros jogos battle royale. O modo competitivo é uma parte vital dos jogos como serviço, como evidenciado pelo sucesso de títulos como Rocket League, League of Legends e Counter-Strike. No entanto, o gênero battle royale apresenta desafios únicos devido à sua natureza fundamental. Essa é uma questão complexa que os desenvolvedores estão tentando resolver, buscando um equilíbrio entre ação e tática para proporcionar uma experiência satisfatória aos jogadores.