Bethesda revelou que o aguardado jogo Indiana Jones, baseado na famosa franquia da Disney, será um título exclusivo para Xbox e PC. A confirmação veio durante o depoimento do gerente de publicações globais do estúdio, Pete Hines, no processo judicial contra a Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador dos Estados Unidos.
Inicialmente, o jogo seria multiplataforma como parte de um acordo entre a desenvolvedora e a Disney. No entanto, a aquisição da Bethesda pela Microsoft em 2020 resultou em mudanças nos planos do projeto, tornando-o exclusivo para as plataformas da Microsoft.
Outros jogos do grupo Zenimax, como Redfall e o altamente antecipado Starfield, também foram afetados pela aquisição. A exclusividade foi oferecida pela Bethesda para reduzir os riscos do projeto e garantir um processo de desenvolvimento mais tranquilo.
O depoimento de Hines faz parte da ação judicial da FTC contra a Microsoft devido à aquisição da Activision Blizzard. A decisão do juiz será determinante para o desfecho do negócio nos Estados Unidos.
Desenvolvido pela MachineGames, responsável pela franquia Wolfenstein, em parceria com a recém-criada divisão da Lucasfilm, o jogo de Indiana Jones ainda é um mistério em relação aos gêneros que irá abranger. Apesar da falta de detalhes e uma data de lançamento definida, o jogo estará disponível no serviço Xbox Game Pass desde o seu lançamento.