O criador do Mario, Shigeru Miyamoto, afirmou em entrevista ao site Screen Rant que o personagem pode competir em popularidade com o icônico camundongo da Disney, Mickey Mouse: “Houve um tempo em que Mario era comparado com Mickey. E nessa época, eu achava que Mickey Mouse era 40 anos mais velho que Mario, então ele não tinha qualquer chance. Mas o Mickey evoluiu através da evolução da animação, e dessa mesma forma, nós temos a ideia de que Mario também irá evoluir através da mídia digital. Com cada nova tecnologia e hardware que lançamos, tem um jogo do Mario criado que foi parte desse processo de evolução”.
Já o diretor do filme Super Mario Bros, Chris Meledandri, disse que é difícil chegar a uma resposta simples sobre qual dos personagens é mais importante para a cultura pop: “[…] eu acho muito difícil chegar a uma resposta simples”.
Mario e Mickey são ícones da cultura pop e têm uma importância fundamental em seus respectivos meios. Enquanto o mascote da Disney praticamente moldou os desenhos animados nas décadas seguintes à sua criação em 1928, Mario e seus jogos estabeleceram um padrão para a indústria de games desde sua estreia.
Shigeru Miyamoto destaca que tanto Mario quanto Mickey evoluíram ao longo do tempo: “Ambos evoluíram e não ficaram presos em suas ideias iniciais. Mickey Mouse saiu da animação preto e branca de quase um século atrás, chegando ao 3D e até mesmo jogos. Mario deixou de buscar a princesa de forma 2D e causou grande impacto na indústria de games em 1996 com Super Mario 64, além de continuar evoluindo”.
Além disso, as criadoras dos mascotes, Disney e Nintendo, possuem parques temáticos, o que mostra a expansão de suas criações para novas mídias. E, com a estreia do filme Super Mario Bros em 1993, a criação da Nintendo se expandiu ainda mais para o cinema, alcançando uma bilheteria de mais de 500 milhões de dólares mundialmente, tornando-se a maior em adaptações de jogos para o cinema da história.