A Microsoft e a Sony finalmente chegaram a um acordo para manter a franquia Call of Duty no PlayStation. Phil Spencer, CEO da Xbox, revelou a informação nas redes sociais, indicando que o Xbox está cada vez mais próximo de se tornar a nova casa dos jogos da Activision Blizzard King (ABK).
O acordo representa um grande alívio para a Microsoft, que enfrentou obstáculos desde o anúncio de sua intenção de adquirir a renomada produtora e editora de jogos. Spencer não forneceu muitos detalhes sobre o contrato, mas a Microsoft posteriormente confirmou que o acordo tem duração de 10 anos e se aplica exclusivamente à franquia Call of Duty.
Com a Sony concordando com a aquisição da ABK, restam poucos obstáculos para a conclusão da transação no valor aproximado de US$ 69 bilhões.
Além disso, a recente decisão de uma juíza nos Estados Unidos, que considerou insuficientes os argumentos apresentados pelo Federal Trade Commission (FTC), órgão de comércio dos EUA, fortalece ainda mais a posição da Microsoft na aquisição da Activision Blizzard King.
No entanto, a Microsoft ainda precisa chegar a um acordo com a Competition and Markets Authority (CMA), a autoridade antitruste do Reino Unido. O CMA está particularmente preocupado com o Xbox Game Pass e o mercado emergente de jogos em nuvem. As negociações estão em andamento, e espera-se que uma decisão seja tomada em breve.
Neste momento, a Microsoft e o CMA se reunirão no Competition Appeal Tribunal para discutir o assunto e possivelmente chegar a uma decisão final.