A Square Enix, empresa japonesa de jogos eletrônicos, enfrentou uma queda de 6% em sua arrecadação com vendas de jogos e uma redução de lucro na casa dos 25%, totalizando US$ 327,4 milhões, de acordo com seu relatório fiscal mais recente referente ao primeiro trimestre de 2023. A empresa atribui a queda ao fato de que seus lançamentos recentes não atingiram as expectativas de vendas. Além disso, jogos para smartphones e navegadores lançados recentemente também tiveram um desempenho comercial abaixo do esperado.
Para reverter essa situação, a empresa anunciou que aumentará seus investimentos em jogos AAA, de alto orçamento. Isso aumenta a possibilidade de mais jogos de franquias de peso da companhia, como Final Fantasy, a marca mais forte da Square em nível global, e Dragon Quest, a franquia de RPGs mais popular do Japão.
Apesar da queda de arrecadação e das vendas abaixo do esperado, a Square Enix projeta um ano fiscal de crescimento. Até 31 de março de 2024, a companhia japonesa prevê um crescimento de 4,9% nas vendas de jogos e um crescimento de 24,1% em lucro operacional. A empresa espera que o lançamento de Final Fantasy XVI, previsto para 22 de junho de 2023, seja um sucesso comercial e ajude a impulsionar seus resultados.
A Square Enix também anunciou que fará uma “ótima alocação de recursos internos” para se concentrar no desenvolvimento de jogos AAA. Em maio de 2022, a empresa vendeu toda a sua divisão ocidental por US$ 300 milhões para o Embracer Group, abrindo mão de estúdios como Eidos, Crystal Dynamics e Square Enix Montreal e de franquias como Tomb Raider, Hitman e Deus Ex.