O MMORPG Tibia foi criado em Ratisbona, na Alemanha, em 1995, por um grupo de estudantes da Universidade de Regensburg. Naquela época, a ideia de um MMORPG era algo totalmente novo e sem modelo, e os estudantes tinham apenas a suspeita de que uma equipe nos EUA estava trabalhando em algo semelhante, o Ultima Online.
Apesar disso, os estudantes seguiram em frente com seu projeto e fundaram a CipSoft, uma empresa que até hoje é dirigida pelos quatro fundadores. A empresa começou pequena, mas hoje emprega quase 100 pessoas e é responsável pelo desenvolvimento e manutenção do Tibia, um dos MMORPGs mais antigos e populares do mundo.
Uma das características especiais do Tibia é que ele é jogado principalmente na América do Sul e na Polônia, onde tem uma enorme base de jogadores. O jogo é um freemium, o que significa que pode ser jogado gratuitamente, mas também oferece uma conta premium com benefícios extras, além de uma moeda premium chamada Tibia Coins.
Outra característica única da CipSoft é que a empresa distribui um quarto de seus lucros entre seus funcionários todos os anos na forma de bônus. Esses bônus podem ser muito generosos: em 2022, os funcionários da CipSoft receberam mais de nove salários adicionais como bônus.
Os negócios da CipSoft têm sido excepcionais nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19 desempenhando um papel importante no aumento das vendas. Mesmo após a vacinação e a volta à normalidade, os números continuaram a subir, indicando um desenvolvimento positivo sustentado.
Além disso, a empresa é pioneira em uma nova forma de monetização de jogos online: a venda de personagens. No Tibia, é possível comprar e vender personagens, e a CipSoft recebe uma porcentagem do valor de cada transação.
A história de Tibia e da CipSoft é um exemplo de como a visão e a perseverança de um grupo de estudantes pode levar a um sucesso duradouro. Com um modelo de negócio inovador, uma base fiel de jogadores e uma equipe comprometida, a CipSoft continuará a ser uma empresa líder no mundo dos jogos online.