A Ubisoft, uma editora de jogos francesa, recentemente anunciou o desenvolvimento do Ghostwriter, uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que usa conceitos de machine learning para ajudar roteiristas a desenvolver a narrativa e diálogos dos jogos da empresa. A notícia foi divulgada em um vídeo no canal oficial da Ubisoft no YouTube, mas a reação inicial do público foi negativa, o que forçou a empresa a explicar melhor o funcionamento da ferramenta.
Durante a Game Developers Conference (GDC) 2023, a Ubisoft reiterou várias vezes que a Ghostwriter é apenas uma ferramenta de apoio e que ainda exige operação humana para funcionar. Ou seja, nada será “colocado em jogo” sem a aprovação de uma pessoa responsável. Além disso, a ferramenta não trabalha na criação de cânone ou ambientação narrativa, mas sim nos chamados barks, que são as linhas de diálogo automáticas que você ouve quando explora um cenário.
A Ghostwriter não criará o enredo do próximo Assassin’s Creed, mas quando seu personagem passar por uma área movimentada com várias pessoas falando ao mesmo tempo, algumas dessas falas poderão ser geradas pela ferramenta. O funcionamento é relativamente simples: o usuário da ferramenta criará uma situação em que um personagem aleatório, ou NPC, se encontra, e a Ghostwriter sugerirá uma linha de diálogo que o usuário poderá editar como quiser.
A Ghostwriter também pode gerar diálogos de multidão, conversas aleatórias entre NPCs e frases de repetição, como quando um inimigo precisa recarregar a arma. Essas sugestões podem ser aceitas ou rejeitadas pelo roteirista, e o sistema “aprende” com as decisões tomadas para oferecer sugestões melhores no futuro.
A ferramenta economiza tempo dos roteiristas, pois eles não precisam mais escrever cada linha de diálogo individualmente. Isso é especialmente útil em cenas com muitos personagens em cena, como um mercado a céu aberto. Com a Ghostwriter, a Ubisoft promete gerar diálogos de multidão de forma autônoma.
Em resumo, a Ghostwriter é uma ferramenta que ajuda os roteiristas a criar diálogos para personagens aleatórios em jogos da Ubisoft. Embora tenha capacidade de aprendizado autônomo, a ferramenta ainda exige a operação humana para funcionar, e nada é colocado em jogo sem a aprovação de uma pessoa responsável. Com isso, a Ubisoft espera economizar tempo dos roteiristas e gerar diálogos mais realistas e diversificados para seus jogos.